Escrever cartas para alunos de
outra escola já não é mais a novidade. A moda agora é a escrita de cartas
bilíngues. Nas aulas de inglês, os alunos do 6º ano da Escola Ephigênia
escreveram cartas para trocarem com alunos da Escola Ângela.
A
ideia é das professoras Meire Fiuza e Eliane Justulin, ambas lecionam inglês
para os pequenos correspondentes. Pensando em motivar suas aulas e trazer a
discussão da linguagem para a aprendizagem de seus alunos as professoras
recriaram o projeto “De carta em carta”.
A
sequência de atividades é a mesma até chegar na escrita final, os alunos
recebem por sorteio o nome dos novos colegas; escrevem uma primeira versão;
fazem revisões; elaboram envelopes e as cartas que, depois de um longo
percurso, são encaminhadas ao destino final. A grande diferença é que são
escritos trechos em língua inglesa nas cartas. Além das apresentações, dos
gostos e preferências os alunos pesquisam mensagens e trechos de músicas para
serem inseridos no corpo da carta.
Depois
de algumas trocas de correspondências, as professoras organizarão um encontro
para os alunos se conhecerem, brincarem juntos e construírem uma boa lembrança
dessa ação que extrapola os limites do pedagógico.
Experiência já
é desenvolvida há doze anos, e os resultados só comprovam que ainda é possível
aplicá-la e obter excelentes resultados, sobretudo na motivação para a escrita,
um grande desafio nas aulas de linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário