Saiba mais sobre De carta em carta...

quinta-feira, 27 de abril de 2017

“Letter to letter”: versão bilíngue do projeto “De carta em carta” motiva alunos de escolas de Bariri


Escrever cartas para alunos de outra escola já não é mais a novidade. A moda agora é a escrita de cartas bilíngues. Nas aulas de inglês, os alunos do 6º ano da Escola Ephigênia escreveram cartas para trocarem com alunos da Escola Ângela.
                A ideia é das professoras Meire Fiuza e Eliane Justulin, ambas lecionam inglês para os pequenos correspondentes. Pensando em motivar suas aulas e trazer a discussão da linguagem para a aprendizagem de seus alunos as professoras recriaram o projeto “De carta em carta”.
                A sequência de atividades é a mesma até chegar na escrita final, os alunos recebem por sorteio o nome dos novos colegas; escrevem uma primeira versão; fazem revisões; elaboram envelopes e as cartas que, depois de um longo percurso, são encaminhadas ao destino final. A grande diferença é que são escritos trechos em língua inglesa nas cartas. Além das apresentações, dos gostos e preferências os alunos pesquisam mensagens e trechos de músicas para serem inseridos no corpo da carta.
                Depois de algumas trocas de correspondências, as professoras organizarão um encontro para os alunos se conhecerem, brincarem juntos e construírem uma boa lembrança dessa ação que extrapola os limites do pedagógico.

Experiência já é desenvolvida há doze anos, e os resultados só comprovam que ainda é possível aplicá-la e obter excelentes resultados, sobretudo na motivação para a escrita, um grande desafio nas aulas de linguagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário