Resultados obtidos (positivos e negativos)
Na leitura das autoavaliações pude constatar as seguintes observações feitas pelos alunos:
8º e 9º anos:
• Gostaram do contato na APAE.
• Querem vivenciar situações de deficiências (viram no blog).
• Preocupam-se em fazer os novos amigos felizes (APAE).
• Consideram que escreveram muitos textos e por isso melhoraram.
• Confiança para escrever, mesmo que errado, pois sabem que eu vou corrigir e orientar (naturalidade quanto aos erros).
• O mural não funcionou.
• Importância em mudar o tratamento com as pessoas, TODAS, “inclusives”com seus professores.
• Querem alegria.
• Preocupação em escrever certo. Ter mais atenção na escrita.
• Querem fazer mais teatros para a APAE (contação de histórias).
7º ano:
• Melhora na participação das aulas.
• Importante fazer novos amigos.
• Atenção na escrita.
• Desafios de leitura foram bem aceitos.
• Sentiram-se incentivados (motivados).
• Participaram mais de outras aulas (outras disciplinas). Jênifer disse que passou a ler em voz alta.
• Melhora na produção escrita: qualidade e quantidade.
• Mais “animação” para participar das aulas.
• Gostaram de ver seus vídeos e fotos.
• Sugestão: interagir comas meninas através do jogos no dia de um novo encontro.
• Melhora na frequência.
• Despertou ansiedade.
• Desejavam chegar o momento de escrever e receber cartas.
• Interação com outros adolescentes.
• Sugerem mais encontros.
• Importância de escrever certo: ortografia e pontuação.
• Responsabilidade na escrita.
• Sabem que o projeto foi feito para eles aprenderem a escrever melhor.
• Pensar para escrever: consciência/reflexão.
• Sugestão: integrar as turmas em outro local.
• Compreenderam a função da leitura compartilhada do livro no projeto.