Saiba mais sobre De carta em carta...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Chegaram!!!

Quem? As cartas da "Ephigênia", ora. A alegria não foi menor do que as cartas dos amigos de lá... Leonardo mal se aguentava para esperar, até deu uns passinhos de hip-hop no meio da sala enquanto nos preparávamos para a entrega das cartas. Mas ele aguentou muito bem a expectativa para que o sinal de "Pode abrir !" fosse dado.












Aí foi só leitura, leitura, leitura. E não faltaram poses para as fotos também. Acompanhem pelas imagens abaixo e se aventurem nessa deliciosa brincadeira que é a escrita. Por que não escreve uma carta para alguém que você estima?
Experimente, isso é muuuuuuuuuuuuuuuuuito bom.





quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contos clássicos que encantam

Que tarde mais gostosa passamos hoje na APAE! Amanda, Flávia, Jéssica e Tiele, todas alunas do 8º C da Escola Joseane, foram levar um pouco de literatura para seus novos amigos.
Antes de irmos para a sala de leitura, elas deram uma passadinha em todas as salas, começando pelo berçário, de onde sairam apaixonadas. Esta de mãozinha dada com a Jéssica chama-se Bianca, é o carinho em pessoa, não tem como ficar ao seu lado sem se emocionar.



Cada uma escolheu uma história infantil e contou para os pequenos. Elas curtiram tanto que acabaram escolhendo outras histórias e lendo mais.



Mas o que realmente impressionou as garotas foi o pequeno contador de histórias Deivys. Ele pegou um livro da história "Os três porquinhos" e disparou a ler. Amanda interrompeu sua leitura e esperou que ele terminasse, mas ele não deu trégua. Quando ela recomeçou ele pediu que ela parasse pegou outra história e continuou muito empolgado. Virava as páginas, mudava a entonação, era como se acompanhasse os desenhos e ditasse o enredo. Que graça! Também anunciava o final da história com muita alegria e pedindo aplausos.


Esse pessoal é realmente demais. Os próximos grupos vão organizando-se, porque ainda temos muitas quartas-feiras pela frente. Dia cinco está tudo sendo preparado para um teatro das meninas da 7ª B da Escola Ephigênia, "O casamento de Narizinho". Vejam, esse pessoal não para.
Confiram aqui o vídeo da história contada por Deivys, é lindo!!!

domingo, 25 de abril de 2010

Alunos da Escola Joseane visitam a APAE de Bariri

Este post está atrasado, mas não poderia ficar de fora. É muito importante registrar dois encontros valiosíssimos. No mês de março, alunos do 8º C e 9º B fizeram uma visita muito calorosa na APAE. O objetivo do encontro era entregar as primeiras cartas que foram escritas para os novos amigos com muito carinho. Os jovens foram recebidos na APAE com muita alegria.

Houve até uma paradinha para tirarem um "braço de ferro".








Vocês precisavam de ver a alegria ao receber a carta.

Heloísa fez questão de mostrar para sua nova amiga o quanto estava agradecida. Alegria, é esta a palavra que encontro para representar aqueles dias.


O oitavo ano teve a oportunidade de participar da Festa de Páscoa preparada para seus novos amigos. Ficaram emocionados em ver como eles se gostam, como se tratam bem e o quanto preocupam-se um com o outro. Realmente é algo que chama a atenção.

Nesse encontro, a Flávia, do 8º C, trouxe um livro para preparar uma leitura e já está pronta para ir até lá contar uma história para seus amigos. Todos os dias ela me cobra esse encontro e nesta semana ela pode se preparar porque ... iremos.


Quando voltamos para a escola, ouvimos os mais diferentes depoimentos. Muitos disseram que se surpreenderam com a alegria do pessoal da APAE, outros que não imaginavam que lá seria um lugar tão cheio de vida.
Enfim, as impressões foram variadas e bem discutidas com o nosso retorno. Agora, todos aguardam ansiosamente as respostas para essas cartas e, assim que chegarem, terão um lugar especial no coração de cada novo amigo.
"A vida até parece uma festa". (Titãs)

sábado, 24 de abril de 2010

Quem conta um conto...


Não quer parar mais. Foi isso o que aconteceu na quarta-feira dia 14 de abril na sala de leitura da APAE. Alunos da 8ª série da Escola Ephigênia estiveram lá fazendo uma visita, na qual presentearam seus novos amigos com brinquedos para o berçário e aproveitaram para fazer uma paradinha na sala de leitura. Lá eles compartilharam quatro leituras com seus novos amigos. Amanda, Tamires, Eriane e Aline leram contos de fadas para os pequenos. Foi uma curtição para todos, contando até com um depoimento emocionado de Amanda (ex-aluna da APAE), que pediu a palavra para alertar a todos da importância de amar e respeitar as crianças Foi tudo muito delicioso e eles querem voltar lá o mais breve possível. Calma, pessoal. Logo programaremos a próxima visita. Enquanto isso , comentem neste post o que acharam da visita.

E as cartas da APAE?

Esta é a pergunta que mais ouço ultimamente. Nos corredores, na sala de aula e, acreditem, até na porta do banheiro. Já faz algum tempo que nossas cartas foram enviadas e ainda não recebemos as respostas. Expliquei para a turminha que o processo é realmente demorado, principalmente porque a turma de lá é grande ( cerca de 100 amigos).

AMIGOS EPHIGÊNIA - JOSEANE


Mais uma desse pessoal que adora cartas. Agora, alunos da Escola Efphigênia e da Escola Joseane correspondem-se por cartas. A primeira carta foi enviada esta semana pela turma da Joseane. MUITA ansiedade, muita curiosidade e , principalmente, muita alegria.
Quando as cartas chegaram foi aquela festa. Todo mundo queria saber logo quem era o seu amigo e o que aquele envelope reservava de segredos.
Ao abrirem as expectativas foram confirmando-se. Aos poucos as palavras iam sendo pronunciadas em voz alta para que o colega do ladoe escutasse e soubesse o que estava escrito ali. Quanto mistério se esconde atrás de um envelope. É uma magia diferente de tudo de moderno que já existe. É mais gostoso do que abrir o Orkut e ver seus recados, ou o seu e-mail. Nada se compara à espera deliciosa da chegada das cartas.
A escrita dessas cartas também foi um momento muito rico. Alunos e professora aproveitaram ao máximo os momentos para explorar as possibilidades da nossa linda Língua Portuguesa.
Logo publicaremos aqui neste blog uns rascunhos das cartas.
Por enquanto, leiam os comentários daqueles que estão vivendo essa experiência.

E NO CORREIO...



Nesta quinta-feira, 22 de abril, fomos à Agência dos Correios de Bariri postar as cartas para Rondônia. Quanta empolgação!!!
Todos curtiram muito e aprenderam um série de novidades com a funcionária Elaine Domitila Milani , que nos apresentou todo o processo pelo qual as cartas caminham até a chegada no destino.
Neste post oos alunos comentarão um pouco sobre a experiência com esse trabalho.



















sábado, 3 de abril de 2010

As primeiras cartas estão prontas!!!

É isso mesmo,Vilhena que nos aguarde. Demorou porque caprichamos e agora as cartas serão despachadas. Com muito carinho, os alunos da Escola Joseane Bianco, Bariri, escreveram 27 cartas para seus novos amigos de Rondônia.
A ansiedade é grande e a vontade de consolidar as novas amizades também. Se Deus quiser essa atividade será abençoada e dela muitos frutos virão!!!